Autor: Heverton Soares
Headhunter ou caça-talentos é uma pessoa ou um grupo de pessoas ou empresas especializadas na procura de profissionais talentosos ou gestores de topo. A remuneração de um Headhunter é geralmente uma percentagem do salário anual inicial do indivíduo recrutado.
Headhunter significa "caçador de cabeças". Mas, na verdade, ele é muito mais que isso. Podemos dizer que headhunter é um caçador de talentos, ou especialista em recrutamento. Todo Headhunter trabalha através do Networking.
A palavra Network (net: rede + work: trabalho) significa rede de trabalho.
Headhunter é um profissional que não é formado em nenhuma universidade, este caçador de talentos age sigilosamente na contração de seus talentos. Empresas contratam esses profissionais para descobrirem, buscarem e trazerem para suas empresas verdadeiros talentos. Profissionais que virão para somar e fazer toda a diferença. Os gestores passam ao Headhunter um perfil do colaborador que precisam com urgência em sua empresa, imediatamente o caçador de talentos começa o processo de seleção de talentos.
Um Headhunter tem uma capacidade extraordinária de recrutar talentos em curto prazo, pois, quando contratado e teem em mãos o perfil que a empresa necessita, ela já começa a procurar em sua rede de contatos fantástica, informações e começa a selecionar seus talentos. Porque quando chamado novamente ele já deve possuir uma lista dos candidatos pré-selecionados em mãos.
Quando um Headhunter começa a sua seleção, ele age com perfeição buscando o máximo de detalhes possíveis de cada candidato, o mínimo de descuido do mesmo, pode implicar em sua não contratação. O papel do caçador de talentos não é apenas contratar um bom candidato para a empresa, e sim, um candidato fenomenal, talentoso e possuidor de dons surpreendentes.
O recrutamento requer muita sabedoria, prudência e sensatez, não se contrata o melhor dos candidatos, e sim, aquele que suprirá todas as necessidades da empresa. O Headhunter sabe disso, vive isso e ninguém pode fazer isto melhor do que ele. Hoje, vemos muitos desligamentos no mundo coorporativo devido às más contratações que tem ocorrido nos últimos anos. O Headhunter o grande caçador de talentos veio para mudar isso.
O meio mais sensato de começar a mudar isso, além de contratar um Headhunter é necessário que a própria empresa crie uma filosofia de vida, e comece a formar em sua própria empresa seus próprios talentos.
Um Headhunter é um profissional de extrema confiança de quem o contrata, pois, nele está depositado o futuro promissor de cada talento contratado e uma vida coorporativa gloriosa para a empresa. Estes profissionais estão sempre á procura de novos talentos, mesmo quando não foram contratados para procurá-los, eles o fazem. Porque são prudentes e sensatos e sempre agem com sabedoria.
O Headhunter está sempre atualizado e muito bem informado sobre todos os modelos de Liderança e Gestão de Pessoas, profissionais como estes não há muitos. Bem aventurada a empresa que já possui um Headhunter e sua própria filosofia de vida coorporativa formando seus próprios talentos.
Artigo escrito com a colaboração de Patricia Lemos
Artigo escrito com a colaboração de Patricia Lemos


Nenhum comentário: