Você
tem perfil para trabalhar em uma Startup?
"Sabia do risco,
mas avaliei todas as possibilidades e o quanto poderia ser bom para a minha
carreira em termos de salário e crescimento", diz. Hoje, como diretor operacional,
Humberto cuida de todas as áreas do WCare, principalmente de contabilidade,
finanças e logística. "Quando você trabalha em uma empresa pequena,
consegue resultado mais rápido, aprende mais e tem maior reconhecimento",
diz.
De executivos a
analistas, muitos profissionais têm trocado grandes companhias por negócios
inovadores recém-criados. As chamadas startups são pequenos empreendimentos
fundados com base em uma ideia de negócio ousada e capazes de proporcionar
grande retorno sobre o investimento e crescimento rápido.
Segundo a
aceleradora, empresa mineira que apoia e investe na criação de startups,
existem hoje no Brasil cerca de 3 000 negócios desse tipo. E a perspectiva é
que esse ramo consolide-se como opção de carreira, já que deve haver um aumento
na abertura de novos empreendimentos. "Vemos muitos empresários, hoje,
interessados em investir em bons projetos", diz Yuri Gitahy, fundador do
Aceleradora.
As startups pedem um
perfil específico de profissional, algo que deve ser levado em conta na hora de
direcionar a carreira para esse ramo. Uma característica do negócio é o alto
risco. Se não der certo rapidamente, o projeto pode acabar e a pessoa ficará na
rua. De acordo com a Aceleradora, nove em cada dez startups fecham antes de
dois anos de existência. O número de novas empresas cresce no país. Mas é
preciso ter o perfil certo para entrar em uma delas.São
Paulo - Depois de cinco anos como diretor operacional da divisão de cosméticos
do Grupo Bertin, Humberto Saad, de 31 anos, decidiu, em agosto de 2011, aceitar
um convite de emprego do WCare, site de vendas de produtos de beleza, de São Paulo, que hoje tem somente nove funcionários. Na
época, a empresa era apenas um projeto. Podia ou não dar certo, mas ele
resolveu ir em frente. Por isso, é preciso informar-se bem a
respeito do projeto na hora de tomar a decisão.
"Avalie o perfil dos
fundadores, o mercado no qual estão inseridos e se o negócio demostra bom potencial de
crescimento", diz Rose Mary Lopes, coordenadora do núcleo de
empreendedorismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo.Se
você é do tipo que gosta de rotina e, principalmente, se atém a sua
especialidade, também vale pensar duas vezes antes de aceitar esse desafio.
"Quem busca um emprego numa startup vai trabalhar muito e jogar em várias
posições", afirma Yuri. segundo ele, há menos estabilidade e, muitas
vezes, os salários são menores no início. "Mas se o empreendedor tiver uma
visão clara do futuro da empresa e oferecer uma boa participação nos resultados
ao novo funcionário é, sim, uma ótima opção para trabalhar", afirma
Yuri.Há regras em algumas startups que permitem, até mesmo, que o funcionário
torne-se sócio à medida que ele atinja metas, caso o negócio avance. Por isso é
muito importante se identificar com o projeto e com a forma com que os
fundadores tocam a empresa. A divergência de identidades pode resultar em uma
dificuldade similar à enfrentada em companhias de grande porte."Muitos
deixam as grandes organizações por não mais se identificar com os valores ou
com o modo como o trabalho é conduzido", diz Christian Spong, gerente da
empresa EMR Recrutamento, especializada na área de marketing, de São Paulo.
Segundo ele, startup significa iniciar processos, procedimentos e cultura.
O outro lado
Apesar dos riscos,
quando o negócio dá certo, a satisfação para a carreira é grande. "É muito
bom saber que fiz parte dessa história desde o começo", diz Letícia Leite,
de 31 anos, diretora de comunicação do Peixe Urbano, site de compras coletivas,
do Rio de Janeiro — ela foi a primeira funcionária contratada. "Quando eu
entrei na empresa, não havia nem nome definido, mas acreditava na ideia e no
potencial dos sócios e do projeto".No início, Letícia fazia de tudo um
pouco: ajudou a escrever os primeiros textos do site, a fechar as primeiras
ofertas, a contratar outros funcionários e até a definir o nome e o logo.
"Foram noites editando dezenas de ofertas por dia, conferindo cada uma
delas antes de serem colocadas no ar", conta Letícia. Nas startups, a
regra é fazer de tudo um pouco e não esperar reconhecimento tão cedo. Mas, no
fundo, qualquer trabalho deveria ser assim, não é?
Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/voce-tem-perfil-para-trabalhar-em-uma-startup?page=1

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