Autor: Heverton Soares
Hoje nas empresas existem gargalos que impedem o progresso
individual e coletivo, mas, porque isso acontece nas organizações e como
revertê-los?
Segundo a Renomada Palestrante Alessandra Assad - o
compromisso com a transformação é o que gera a transmutação das pessoas e as
mudanças nas corporações. É preciso entender a diferença ente o contagioso e o
contagiante. E quem pode controlar todo este fluxo emocional é apenas um líder
bem preparado auditivamente. É preciso aprender a ouvir os colaboradores e suas
necessidades.
Contagioso – é o que se transmite por contato.
Contagiante – algo que contagia, anima, prolifera e espalha.
Um líder bem preparado é aquele que tem inteligência
emocional, sabe resolver conflitos sem se envolver, conhece os pontos fortes e
fracos de sua equipe, tem excelente comunicação com seus liderados, faz
constante uso de ferramentas mentais para potencializar as qualidades e competências
de sua equipe e apresenta resultados positivos.
Observe como o comportamento do líder pode ser contagioso e
afetar positivamente ou negativamente a relação entre dentro da empresa; se
ele, o líder agir como se tivesse toda á autoridade do mundo sobre seus
liderados e gritar, mandar e punir seus liderados – eles não terão respeito por
ele e sim medo. Quando estiver por perto se manterão em silêncio e trabalhando,
mas, quando viras as costas irão falar mal dele.
Isso se torna contagioso, pois, a partir do momento que um
líder falha, as pessoas começam a compará-lo aos demais líderes gerando aquelas
famosas “fofocas” dentro da organização. Manter contato passa a se tornar
perigoso por que alguns colaboradores podem inventar influenciar ou até manipular
aqueles que se ligarem recentemente á empresa.
Agora avalie um líder bem preparado que torna explícita á
sua satisfação com sua empresa e seu trabalho, alguém que se preocupa com o
autodesenvolvimento de seus liderados, que reserva um tempo para ouvir cada um
individualmente, saber de suas pretensões dentro da organização, o que eles
estão fazendo para se qualificar, quais cargos ele gostariam de ocupar. Alguém
que ouve os seus colaboradores e os envolve com a organização constantemente.
Este líder transmite uma relação contagiante que inspira e
motiva as pessoas a se qualificarem e procurarem o seu próprio espaço dentro da
empresa, sem passar por cima de ninguém ou saltar nenhuma etapa. Envolvendo-os
cada vez mais com a empresa, unido as pretensões profissionais do colaborador
com as da organização.
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