A importância do Endomarketing nas Organizações
As organizações atuais estão inseridas em um ambiente econômico extremamente competitivo e variável, onde os clientes exigem produtos e serviços de qualidade que atendam ou superem suas expectativas. Diante deste cenário, as empresas precisam estruturar seu ambiente interno, de forma que todas as partes que o compõem trabalhem em sintonia focalizando um objetivo comum.
O trabalho propõe a introdução do endomarketing na estratégia organizacional, em pequenas e médias empresas, visto que este é definido como um processo gerencial que visa o fortalecimento da relação empresa /cliente-interno, proporcionando um clima favorável para ambas as partes e garantindo uma melhoria nos resultados da organização.
Dessa forma, é desenvolvido um trabalho de marketing dentro do ambiente produtivo, onde as pessoas terão conhecimento do caminho a ser percorrido e quais objetivos devem ser atingidos; haverá uma maior interação entre as mesmas e as informações fluirão com a eficiência necessária para alcançar a todos os interessados. Para alcançar sucesso com clientes-externos, é essencial fidelizar aqueles que são considerados peças fundamentais nos processos organizacionais; o marketing de relacionamento é desenvolvido com os clientes-internos, onde esses passam a conhecer todas as etapas do sistema interno e representarão positivamente os produtos e serviços da empresa junto ao público externo. Com isso, aumentará o nível de satisfação e auto-estima dos funcionários, que sentirão a importância do seu papel no alcance dos objetivos da organização.
Trecho retirado do trabalho científico que conferiu o Título de Especialista em Marketing(2012) pela Universidade AVM/ Cândido Mendes - RJ.
Autora: Simony Rodrigues
Graduada em Gestão Empresarial pela Universidade Estácio de Sá RJ,Pós Graduada em Marketing.
email:simony.mktg@gmail.com
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