Infelizmente é comum que as pessoas se desesperem com facilidade ao procurar empregos ou estágios. As contas vão apertando, os problemas aparecerem e a má vida financeira muitas vezes interfere em outros aspectos da vida pessoal de um indivíduo. Porém, o desespero não cria oportunidades no mercado de trabalho, mas sim planejamento e controle emocional.

Algumas ações de planejamento prévio são essenciais para ajudar ao profissional que procura uma recolocação. São coisas simples de serem feitas, mas que possuem um excelente resultado a curto prazo.
- Faça um controle: Controlar sempre é bom para desenvolver competências técnicas. Então, por que não controlar para onde o currículo está sendo enviado? Uma pequena lista com o e-mail para onde foi enviado o currículo, a descrição da
vaga e o tipo de vaga ajuda bastante quando uma empresa entra em contato. - Não pareça desesperado: Parece óbvio, mas não é. Mesmo que o desespero esteja presente, o ideal é tentar manter o controle das emoções e seguir em frente, com a cabeça erguida e confiante, principalmente no momento da entrevista – profissionais desesperados tendem a aceitar qualquer porcaria que empresas inescrupulosas oferecem.
- Procure empregos fora da internet: Empresas também anunciam em jornais, revistas, instituições de ensino, entre outros. Além disso, muitas empresas ainda aceitam currículos impressos como empresas de saúde, alimentação, serviços e ensino.
- Não mande para qualquer um: Quando se envia o currículo para muitas empresas, o ideal (e também elegante) é se utilizar o campo “CCO” (cópia oculta” do e-mail). Dessa forma, a mensagem fica curta e objetiva, além de não expor e-mail de empresas concorrentes na mesma mensagem.
Nenhum comentário: