O PIS é um beneficio social, pago em forma de abono salarial que todos os trabalhadores que estão enquadrados dentro de determinados critérios têm direito, logo mais falaremos quais são estes critérios.
Para ter direito ao pagamento do PIS, o trabalhador deve:
A sigla PIS significa Programa de Integração Social, foi criado pelo Governo federal da década de 60 com o intuito de integrar o funcionário ao desenvolvimento da empresa. O PIS serve de fundo de reserva tanto para o pagamento do abono salarial, como para o seguro desemprego.
Mas nem todos os trabalhadores têm direito ao pagamento do PIS.
Quem tem direito ao pagamento do PIS 2014/2015
Para ter direito ao pagamento do PIS, o trabalhador deve:
- Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos, ou seja até 2009;
- Ter recebido remuneração média mensal de até 2 salários mínimos em 2013, ou seja R$ 1.356,00
- Ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano-base (2013)
- A empresa deve ter enviado a RAIS 2013 para Ministério do Trabalho com as informações corretas.
O Pagamento do PIS começará a ser feito a partir de agosto, terminando em junho de 2015, quem tem conta na Caixa recebe em julho, independente de calendário de pagamento.
O calendário do PIS 2014 deve ser divulgado em breve, mas o pagamento é feito de acordo com a data de nascimento do trabalhador.
Documentos necessários para receber o pagamento do PIS 2014/2014
Para receber o abono salarial, o trabalhador deve se dirigir a uma agencia da Caixa Econômica com um documento de identidade e carteira de trabalho e o número do PIS, caso não esteja na CTPS.
Quem possui cartão cidadão pode fazer o saque do PIS 2014 em qualquer terminal de autoatendimento da Caixa, em Lotéricas ou Correspondeste Caixa Aqui.

Nenhum comentário: