
Quando você percebe que é importante para alguém? E o que esse sentimento desperta em você?
Eu sinto que sou importante para o outro quando ele presta atenção em mim, sente minha ausência e me considera.
No ambiente de trabalho percebo que sou importante quando as pessoas falam comigo, ouvem com atenção minha opinião, respeitam minhas decisões e pedem minha colaboração.
Um dos grandes problemas de uma equipe é quando, seguindo o exemplo do próprio líder, as pessoas se desqualificam e se ignoram mutuamente. Normalmente isso ocorre quando a equipe é liderada por alguém que não conhece as competências (fraquezas e fortalezas individuais) do seu time.
Na semana passada, no Jornal O Globo, caderno Boa Chance, saiu uma matéria bastante interessante sobre uma nova prática de gestão de pessoas: DELARGAR. Ou seja, quando o gestor, por N motivos acaba largando a gestão da equipe ao acreditar que está delegando atividades.
Essa prática, infelizmente vem sendo adotada cada vez mais por lideres despreparados, que assumem compromissos e metas impossíveis de serem cumpridas junto a Organização. Por lideres que não conhecem seu time. Por líderes que não dão importância ao seu subordinado como pessoa e sim o enxerga como headcount em seu quadro funcional.
A pessoa para ser feliz precisa se sentir vivo, importante, estimulado a ser cada dia melhor. Precisa acordar com o seu interior gritando: jamais trabalharei para ser infeliz; mas, sobretudo, permanecerei ocupado demais para ser triste. (Og Mandino)
Ate a semana que vem!
Nenhum comentário: